sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Festa de Santo António - 2012...

Relembrando o artigo sobre a festa de Santo António no Monte, publicado no jornal "Ilha Maior" em 17-08-2012...

SANTO ANTÓNIO DO MONTE (2012)

No lugar do Monte, freguesia da Candelária, concelho da Madalena da ilha do Pico, realizam-se este fim-de-semana os festejos em honra a Santo António, seu patrono.

Do programa da festa, destacam-se:

12 a 18 de Agosto – Septenário, 20 horas
16 de Agosto - “CanteConnosco” - Igreja do Monte, 21h30
17 de Agosto - Grupos folclóricos das “C. P. das Bandeiras” e “C. P. da Candelária”, concerto pelos “Vaimazé” e baile com “Carlos Alberto”
18 de Agosto - Filarmónica “Lira Madalense”, “Ronda das Nove” e baile com “Art Music”
19 de Agosto - Missa Solene pelas 16 horas, seguida de procissão e arraial com as filarmónicas “Lira de São Mateus” e “União Faialense”, concerto pelos “Toast & Jam”

O Monte localiza-se na apelidada zona da “fronteira”, por altura do povoamento este local seria de terrenos de lava negra, secos e incultos e a vida nesse tempo era certamente muito difícil. Não havia água nem “medrava” o pão e como alguém disse, “não era lugar para se viver, não era terra de gente”. Contudo, os povoadores de então lutaram, trabalharam, partiram a lava, tornam-na produtiva e aí, construíram suas casas e constituíram suas famílias. 

Hoje, o resultado está à vista. O Monte é uma linda “aldeia”, muito aprazível, cheia de história e de tradições, de gentes simpáticas e acolhedoras, trabalhadoras e empreendedoras, que espelham bem o que é “ser da ilha do Pico”.

E estão todos de parabéns, a sua Irmandade de Santo António do Monte completou 110 anos da sua Legal Instalação, no passado dia 3 do corrente mês e o primeiro arraial realizado no lugar do Monte a este taumaturgo português, ocorreu também há 110 anos, conforme o noticiado no jornal “O Telegrapho” de 22 de Agosto de 1902: “Informam-nos: No domingo, 17 do corrente, celebrou-se com a devida solemnidade na Egreja da Candelaria, do Pico, a festividade de Santo Antonio do Monte.

Foi celebrante o rev. Vice-vigario sr. Manoel Nunes da Silva e orador o seminarista sr. José da Costa Nunes Jr., que com estylo e arte soube coordenar e expor uma brilhante oração que bastante agradou. A muzica de capella, que foi magistralmente executada pelo sr. José Maria da Rosa e filhos, muito contribuiu para que fosse enorme a concorrencia de povo, que com antecedencia teve conhecimento de que o sr. Rosa acedera ao convite que para tal fim lhe haviam feito alguns seus amigos.

Terminada a festa, foi procissionalmente conduzida a imagem de Santo Antonio para o lugar do Monte, realisando-se, de tarde, um arraial com arrematação de diversas oblatas, tocando no arraial e já de manhã no trajecto procissional do Monte para a Candelaria e posterior regresso, a phylarmonica Recreio Magdalense, que muito agradou. Ouvimos que na freguezia da Candelaria, não ha memoria de jamais ter sido realisada festa cujo conjunto mais agradasse ao publico.

É esta a primeira festa realisada no logar do Monte a Santo Antonio de Padua, sob a denominação de Santo Antonio do Monte, pela irmandade d’este nome, legalmente constituida ultimamente e cuja festividade tem de ser celebrada no 3.º domingo do mez d’Agosto, conforme determinam os seus estatutos. Esta irmandade pretende edificar uma ermida ao popular Santo, n’aquelle povoado, cuja construção brévemente começará.”.

Por tudo isto, vale bem a pena ir ao Monte comemorar mais um ano de devoção a Santo António, bem como de usufruir do agradável programa da festa acima descrito e da simpatia de seu Povo. Como de costume, na quermesse haverão as habituais rifas e no bar os tradicionais petiscos.

Mário JC Laranjo
Jornal "Ilha Maior" - 17-08-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário