De 14 a 21 de Agosto, realizam-se no muito aprazível lugar do Monte, os festejos em honra de Santo António.
Esta festa teve a sua origem na grande fé dos marítimos do Porto do Calhau em Santo António, em especial dos marinheiros do barco do Pico “Capricho”.
Durante muitos anos e por não haver templo no lugar do Monte, a festa foi realizada pelo povo desta aldeia na igreja paroquial de Nossa Senhora das Candeias, freguesia de Candelária.
Há 114 anos foi fundada a Irmandade de Santo António do Monte e no Domingo, dia 17 de Agosto de 1902, após a missa na Candelária em honra a Santo António, a procissão dirigiu-se para o povoado do Monte, onde percorreu as suas ruas recolhendo imensas ofertas, tendo terminado no terreno que havia sido ofertado para a construção da Ermida da referida Irmandade. Chegados aí, realizou-se nesse terreno o primeiro arraial em honra a Santo António no Monte.
Sendo esta aldeia do Monte conhecida pela capacidade do seu povo, após as trabalhosas actividades laborais terem ainda grande capacidade e motivação para a realização de vários eventos e festividades, eis que após decorridas as tradicionais arrematações do 1.º de Janeiro, do desfile de Carnaval, da muito original festa do 1.º de Maio, dos festejos do Divino Espírito Santo, do São João do Pocinho, do Império de São Francisco e de outros eventos do calendário religioso e profano, chega a vez da realização da festa do seu Padroeiro Santo António.
Este ano o programa da festa contará com muita e diferenciada animação. Do programa destacam-se:
De 14 a 20 de Agosto – Septenário pelas 20h. Nos dias 14 e 15 a Eucaristia será às 11h15.
No dia 18, finalizado o Septenário haverá Sarau Cultural na Igreja do Monte com Recital de Canto pelo Barítono Fábio Silveira e o lançamento do livro “…e da lava brotou o pão”, da autoria de João Madruga Ávila. No Jardim Municipal do Monte seguir-se-ão as actuações dos Grupos Folclóricos das Casas do Povo de Candelária e da Criação Velha. A noite terminará com Chamarritas.
No dia 19 e após o Septenário, o serão iniciará com a actuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano, seguindo-se a “Noite de Marchas” com a participação da Marcha Oficial da Festa de Santa Maria Madalena, Marcha da EB Secundária de São Roque, Marcha Oficial do Cais Agosto, Marcha de Nossa Senhora da Boa Viagem e da Marcha Oficial de Santo António do Monte. A noite terminará com a actuação do agrupamento “Só Forró” da ilha Terceira.
No dia 20, haverá pelas 16h “Sunset Music” na zona balnear do Pocinho e a seguir ao Septenário será a vez da actuação da Filarmónica “União e Progresso Madalense”, seguindo-se as actuações dos agrupamentos “Rock It” da ilha do Faial e dos “Best Youth” do Porto.
No Domingo dia 21 pelas 15h, nova toponímia será colocada no cruzamento da Estrada Regional com o caminho do Pé-do-Monte. Pelas 16h haverá a realização da Solene Eucaristia, seguida de Procissão. Após a procissão, realizam-se concertos pelas filarmónicas “Lira de São Mateus” e “Lira Madalense”. Os festejos encerrarão com a actuação do bem conhecido agrupamento picoense “Ronda das Nove”.
Por tudo isto, vale bem ir ao Monte desfrutar deste programa, dos bons e apetitosos petiscos, do afamado arroz-doce, bem como tentar a sorte na muito animada e recheada quermesse.
Mário JC Laranjo