segunda-feira, 16 de maio de 2016

16-05-2016 - Império da Irmandade da Segunda-feira do Espírito Santo do Lugar do Monte...

No aprazível lugar do Monte cumpriu-se uma vez mais os festejos em honra ao Senhor Espírito Santo.

Este ano os Mordomos Rosa Maria e António Fernando Silveira tiveram a alegria de erguer em sua casa o altar ao Divino Espírito Santo e de celebrar com as suas cinco filhas, restante família e amigos a sua fé no Divino Paráclito.

Durante a semana que antecedeu ao dia da festa, cantou-se o Terço e festejou-se a alegria e a amizade entre os presentes.

No muito esperado dia da festa, toda a aldeia se engalanou para com os Mordomos e sua família festejarem o Divino Espírito Santo. O bom tempo ajudou, a montanha altaneira, autêntico seio do Atlântico, deu o ar da sua graça e até foi coroada por alvas nuvens.

Foguetes estalaram, bandeiras engalanaram as ruas, a Igreja perfumada e enramada. Mordomos e Irmãos do Império, familiares e amigos (eles "bem prezados”, elas lindas e esbeltas), sete coroas do Espírito Santo e Estandartes desfilaram no grande e bonito cortejo em honra à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade…
Momento alto - Missa seguida de Coroação. O coro cantou, o povo rezou. Mistura de sentimentos e de emoções, comoção, lágrimas de alegria e de fé…

A oferta da carne, do pão e do vinho. As deliciosas Sopas, carne assada, massa-sovada, arroz-doce e o vinho. Procissão, bênção das rosquilhas, flores, a “música”, o arraial, população local e forasteira, a tasquinha e os petiscos e a partilha das rosquilhas.

Religiosidade, fraternidade, igualdade e amizade. O cansaço e a alegria do doce sabor do dever cumprido…

Foi assim no Monte e é assim que certamente se tem festejado o Divino Espírito Santo, com algumas diferenças de ilha para ilha, nos mais de 500 anos de povoamento do Açores e nas 154 freguesias dos 19 concelhos açorianos. Uma vez mais tive a honra poder ajudar e colaborar nesta festa da aldeia que viu nascer meus pais e avós… Um agradecimento especial ao Bernardo Nunes que tirou a maioria das fotos…

Bem hajam a todos! Aos Mordomos e família, Irmãos do Império e colaboradores, Irmandade de Santo António do Monte, Império de São Francisco, Foliões, zeladores, enfeitadores e Coro Litúrgico da Igreja de Santo António do Curato Independente do Monte, Clero, Município, Freguesia, demais autoridades, Lira Madalense, Mestre das Sopas, Mestre do arroz-doce e seus colaboradores… enfim, bem hajam a todos os que de alguma forma contribuíram e ofertaram, para mais uma grande e bonita festa em honra ao Senhor Espírito Santo no lugar do Monte...